Autopeças - 04/03/2020 | Por:

Marelli faz parceria com Transphorm visando mercado de veículos elétricos


A Marelli acaba de anunciar uma parceria estratégica com a empresa norte-americana Transphorm Inc., especializada na produção de semicondutores e soluções inovadoras no campo de sistemas eletrônicos de conversão de energia. Essa colaboração permitirá à Marelli obter conhecimento valioso e acessar tecnologias de ponta no campo da propulsão elétrica, com atenção especial aos conversores de energia, carregadores de bordo (OBC) e inversores para veículos híbridos e elétricos.

A Transphorm é reconhecida pelo seu papel de liderança na revolução do uso de Nitreto de Gálio (GaN) no desenvolvimento de dispositivos de alto desempenho e confiabilidade destinados a aplicações de conversão de energia de alta tensão. A empresa se posiciona como líder no mercado graças à sua experiência no uso de GaN no setor automotivo.

O acesso às tecnologias da Transphorm é uma vantagem estratégica para a Marelli na busca de oportunidades de crescimento por meio da inovação dentro de sua área de negócios "e-Powertrain", dedicada à propulsão elétrica. Um investimento desse tipo em eletrônica de potência representa um passo importante na evolução das soluções de propulsão elétrica, com maior eficiência e redução de custos do "sistema", com consequentes benefícios para as montadoras e os usuários finais.

Por meio dessa parceria, a Marelli e a Transphorm se beneficiarão da troca de conhecimentos e informações destinadas a criar novas soluções de conversão de energia para o mundo automotivo e de veículos elétricos, incluindo OBC (carregadores de bordo), conversores DC-DC e inversores para grupos de transmissão. Os engenheiros da Marelli trabalharão lado a lado com a equipe da Transphorm para capitalizar a experiência e a excelência em fabricação, e guiarão o processo de desenvolvimento de soluções tecnológicas de valor agregado, alinhados com a estratégia de investimento em soluções de propulsão elétrica para veículos e para o automobilismo. A Transphorm trabalhará exclusivamente com a Marelli nos próximos dois anos com vistas ao desenvolvimento conjunto e estreita cooperação de engenharia com o objetivo de possibilitar novas tecnologias para veículos elétricos.

"A conversão de energia é crucial para o futuro dos carros elétricos e os investimentos nesse tipo de tecnologia são fundamentais para garantir o melhor desempenho com o menor custo. Temos o prazer de fazer parceria com a Transphorm, líder indiscutível do mercado. Essa parceria nos permitirá colaborar com a equipe da Transphorm para projetar e aprimorar produtos que garantam melhor desempenho, eletrônica de potência eficiente e, consequentemente, redução no custo de veículos elétricos", afirma Joachim Fetzer, CEO da área de negócios Electric Powertrain da Marelli.

“O segmento de veículos automotores e elétricos, em particular, representa uma das melhores oportunidades para a aplicação de conversão de energia baseada em nitreto de gálio (GaN) e a colaboração com um líder global como a Marelli é uma demonstração sólida da qualidade, confiabilidade, produção e desempenho geral de nossas soluções GaN. A visão de longo prazo da equipe Marelli e-Powertrain em termos de sistemas inovadores será extremamente valiosa na implementação do GaN em veículos elétricos", acrescenta Primit Parikh, co-fundador e COO da Transphorm..