Automec 2019 - 15/03/2019 | Por:

Mann+Hummel apresenta tecnologias inovadoras em sistemas de filtragem


“Estamos trazendo para a Automec 2019 novidades que vão impactar o setor automotivo e, consequentemente, trazer melhorias para a o ser humano e o meio ambiente”. É com essa declaração que Fabio Moura, Diretor de Vendas e Marketing Reposição, da MANN+HUMMEL, detentora das marcas MANN-FILTER e WIX FILTERS, a maior fabricante do mundo em sistemas de filtragem, reforça a presença da companhia na 14ª edição da Automec 2019, feira internacional de autopeças, equipamentos e serviços, que será realizada de 23 a 27 de abril no São Paulo Expo Imigrantes, na capital paulista.

Segundo Moura a companhia antecipa as necessidades das montadoras e apresenta soluções para o futuro automobilístico, destacando durante a AUTOMEC inovações em sistemas de filtragem, independente de qual tecnologia de acionamento de motores irá prevalecer no futuro.

“Os produtos desenvolvidos pela MANN+HUMMEL atendem às especificações das montadoras, com o objetivo de entregar desempenho, qualidade, segurança e sustentabilidade. Todos são testados para que, quando chegarem ao mercado, estejam alinhados com as expectativas do consumidor e garantam bom desempenho ao veículo, além de aumentar o seu tempo de vida útil”, declara o executivo.

A seguir, as tecnologias inovadoras trazidas pela companhia para a Automec 2019:

FILTROS DE CABINE FRECIOUS PLUS

Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) descobriu que 92% das pessoas no mundo vivem em áreas onde a poluição do ar excede os níveis permitidos. A crescente poluição do ar também penetra no interior do veículo. Pensando nessa questão, a MANN-FILTER apresentará na AUTOMEC uma inovação em filtros de cabine chamada: FreciousPlus, uma tecnologia de filtragem aprimorada e abrangente, que garante a qualidade ideal do ar dentro do veículo, bem como a proteção dos ocupantes.

O produto é particularmente caracterizado por seu alto desempenho durante todo o intervalo de manutenção. Além disso, possui fibras ultrafinas, que são cerca de 100 vezes mais finas do que as fibras de lã de filtro convencional. Como uma teia de aranha, essas fibras cobrem as camadas do filtro que consistem de fibras mais grosseiras, permitindo que retenham partículas ultrafinas. Isso resulta em um desempenho significativamente aprimorado dos novos filtros em comparação com o modelo de filtro de cabine com carvão ativado. Isso significa que, além das classes de partículas MP10 e MP2.5, o FreciousPlus é capaz de filtrar até 90% das partículas de MP1 de classe ainda mais finas, ou seja, partículas com um diâmetro aerodinâmico de menos de 1 micrômetro (0,0001 cm). O FreciousPlus também remove até 80% das partículas ultrafinas (UFP), que são menores que 0,1 micrômetro, atingindo valores máximos. A título de comparação: estas partículas extremamente minúsculas são aproximadamente 700 vezes menores que a largura de um fio de cabelo humano. Nossos pulmões estão expostos às partículas ultrafinas e se forem inaladas, poderão penetrar profundamente nas membranas celulares dos alvéolos pulmonares, atingindo a corrente sanguínea, podendo afetar o sistema cardiovascular e se espalhar por outros órgãos.

Além das micropartículas, o Filtro de Cabine FreciousPlus da MANN-FILTER, bloqueia a passagem de gases nocivos à saúde, como óxidos de nitrogênio, dióxido de enxofre e ozônio que são capturados com mais eficiência.

O novo Filtro de Cabine FreciousPlus bloqueia a passagem de substâncias que desencadeiam a alergia, os chamados alérgenos, assim como bactérias e fungos. Ele retém alérgenos quase que completamente e impede que bactérias e fungos penetrem no interior do veículo de passageiros através do sistema de ventilação.

FILTROS DE PARTÍCULAS PARA POEIRA DO FREIO

Toda vez que você freia, ocorre um desgaste no disco de freio que produz um pó fino que acaba sendo expelido no ar. Uma parte significativa dessas partículas se transformam em poeira fina, que é prejudicial à saúde e ao meio ambiente devido ao tamanho das micropartículas, praticamente imperceptíveis a olho nu. O novo filtro para partículas de poeira do freio desenvolvido pela MANN+HUMMEL reduz em 80% o material gerado durante a frenagem.

Graças à carcaça robusta instalada ao lado da pinça de freio, o filtro atua diretamente no ponto de produção para evitar a fuga de poeira fina para o meio ambiente, especialmente no tráfego da cidade, que exige bem mais o uso dos freios. Vale ressaltar que até mesmo os veículos elétricos, que estão em voga pela sustentabilidade, emitem esse tipo de partícula.

A frenagem no tráfego da cidade causa muitas vezes mais poeira fina do que os gases gerados pelo veículo. O novo filtro é resistente à altas temperatura e à corrosão, filtrando de modo eficiente os diferentes tamanhos de partículas. O acúmulo de sujeira e o tempo desperdiçado para remoção dessa poeira de freio incorporada nos aros do pneu, também são significativamente reduzidos“, explica Moura.

FILTRO MÓVEL DE PARTÍCULA PARA POEIRA FINA

Para reduzir a poluição gerada pela poeira fina do trânsito das grandes cidades, a MANN+HUMMEL desenvolveu um filtro de partículas finas que vem sendo testado em estudos de campo desde 2017.

Instalado no teto ou sob o piso de um veículo, o filtro remove partículas finas de poeira e consegue filtrar um grande volume de ar, com excelente desempenho na separação das partículas poluentes. Os ventiladores extraem ar do ambiente para o filtro, podendo filtrar a poeira fina do ar circundante mesmo com o veículo parado.

No caso dos veículos elétricos, dependendo das condições existentes, pode ser operado de forma neutra em emissões de poluentes, através do uso de um filtro de partículas de poeira fina. Com relação ao equilíbrio geral na operação da condução do veículo, isso significa que o veículo funcionará:

- Sem dióxido de carbono (CO2)

- Sem óxido de nitrogênio (NOx)

- Sem barulho

- Sem poeira fina

SENZIT MONITORAMENTO PARA SISTEMAS DE FILTRO DO AR

A WIX FILTERS, uma das marcas do grupo MANN+HUMMEL, está lançando um novo sensor inteligente para filtro de ar este ano na AUTOMEC. O sistema Senzit é instalado na carcaça do filtro do ar do motor e monitora o desempenho sob qualquer condição de operação, seja ela severa, como em fazendas ou mineradoras, ou como em veículos de frotas e pick-ups. Sua principal finalidade é informar a vida útil do filtro do ar ao proprietário / operador ou ao gerente de manutenção durante o período de uso do veículo, ou até mesmo monitorar a rota de frotas. As informações podem ser vistas em um aplicativo mobile do Senzit, ou em um portal da Web. Este será o primeiro produto digital do grupo MANN+HUMMEL em todo o mundo.

Serviço

Feira Automec 2019

Data: 23 a 27 de abril de 2019

Horário: de 23 a 26/04 – das 13h às 21h e 27/04 das 9h às 17h

Local: São Paulo Expo Imigrantes

Estande: B150

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 - Água Funda - São Paulo/SP

 

Mais informações: www.automecfeira.com.br | www.mann-filter.com.br | www.wixfilters.com.br